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Retentores

Generalidades

O retentor é um vedador dinâmico, que possui um anel metálico para dar rigidez ao perfil e uma vedação de borracha acoplada com mola helicoidal. 

A função principal dos retentores é a de vedar óleos ou graxas dos motores em que se executam movimentos rotativos. Além disso, possuem outro lábio de vedação, não deixando que ocorra a entrada de impurezas do meio externo no motor. O equipamento promove essa barreira em condições estáticas e dinâmicas, que é quando o motor está em funcionamento. Suporta as mais variadas condições e temperaturas.

 

Pressão

A maioria dos retentores retém óleo ou graxa de sistema de lubrificação, onde pressões são menores que 1,0kg/cm², mas existem os sistemas de pressão elevadas, que exigem a colocação de um anel de encosto junto ao retentor convecional, proporcionando a ese suportar pressões de até 20 kg/cm², ou a utilização de um retentor com perfil especial que chega a suportar 30 kg/cm² de pressão.

 

Montagem

É usual montar os retentores com a mola voltada para o fluido a ser vedado mas, em certos sistemas, os retentores são montados de modo que permitam a saída de fluido (graxa), a fim de evitar a entrada de partículas abrasivas no interior dos sistemas. Não se pode esquecer de recobrir o lábio de vedação de óleo ou graxa limpa, para lubrificar o lábio e facilitar a montagem. 

 

Saiba mais


Retentores

Generalidades

O retentor é um vedador dinâmico, que possui um anel metálico para dar rigidez ao perfil e uma vedação de borracha acoplada com mola helicoidal. 

A função principal dos retentores é a de vedar óleos ou graxas dos motores em que se executam movimentos rotativos. Além disso, possuem outro lábio de vedação, não deixando que ocorra a entrada de impurezas do meio externo no motor. O equipamento promove essa barreira em condições estáticas e dinâmicas, que é quando o motor está em funcionamento. Suporta as mais variadas condições e temperaturas.

 

Pressão

A maioria dos retentores retém óleo ou graxa de sistema de lubrificação, onde pressões são menores que 1,0kg/cm², mas existem os sistemas de pressão elevadas, que exigem a colocação de um anel de encosto junto ao retentor convecional, proporcionando a ese suportar pressões de até 20 kg/cm², ou a utilização de um retentor com perfil especial que chega a suportar 30 kg/cm² de pressão.

 

Montagem

É usual montar os retentores com a mola voltada para o fluido a ser vedado mas, em certos sistemas, os retentores são montados de modo que permitam a saída de fluido (graxa), a fim de evitar a entrada de partículas abrasivas no interior dos sistemas. Não se pode esquecer de recobrir o lábio de vedação de óleo ou graxa limpa, para lubrificar o lábio e facilitar a montagem. 

 

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